Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Iyámi Osorongá - O poder ancestral feminino!
Iyámi Osorongá - O poder ancestral feminino!

 

 

 

 

Iyá Mi Ajé, que em Yorubá significa: Minha mãe feiticeira, ou também como é conhecida, Iyami Oxorongá, é nossa figura materna mais antiga citada no contexto yorubá, e existem uma série de mistérios que rondam essas entidades, isso devido ao fato de elas guardarem os segredos da criação, assim como Ifá.

 

As Yás, são detentoras do poder ancestral feminino, por isso fala através do Odú Oxê. Diz as mais velhas que, Iyami toma a forma de uma coruja, e se ela passar próximo a uma casa e grita é porque alguém vai morrer ou acontecerá algo ruim. Tem forte ligação com Oxum, Obá e Oyá, pois faziam elas parte da sociedade de Geledé, que tinha como objetivo fortalecer o poder feminino e se opor aos homens, e essa sociedade ainda é cultuada na Nigéria, o medo da ira de Ìyámi nas comunidades é tão grande que, nos festivais anuais em louvor ao poder feminino ancestral, os homens se vestem de mulher e usam máscaras com características femininas, dançam para acalmar a ira e manter, entre outras coisas, a harmonia entre o poder masculino e o feminino.

 

 

Yámim e o Ovo

Quando Olorun criou os animais, que quando davam cria,  elas eram fracas, e quase nunca vingavam, então Olorun pediu a ajuda de Ifá para saber o que podia ser feito para proteger a criação, foi então que Ifá orientou Olorun a ir até as Yámim Ajé, que elas teriam o segredo. Chegando ao pé da árvore sagrada onde morava nas mães ancetrais, Olorun as explicou o ocorrido e pediu que ela o ajuda-se, foi então que elas ofereceram o Ovo, e disse que ele iria proteger a vida, até que aqueles animais, como a cobra, a galinha, os oviperos em geral, pudessem estar prontos para nascer, e que o só calor materno poderia despertá-los. Por essa graça, Olorun deu as Yás, o poder sobre ajé, o ovo e suas propriedades.

 

Como agradar as Yás

Não é recomendado a homens lidar com elas, pois são uma energia que protegem e defendem o poder feminino contra o masculino, e segundo suas lendas, são extremamentes feministas.
 
Em uma tigela branca de louça, coloque 5 ovos amarelos, e cubra com dendê, coloque 5 moedas douradas e  5 búzios,   coloque na frente da porta de entrada de sua casa, isso ajudará a quebrar o mal olhado, a má sorte.
 
Existem diversas maneiras de agradá-las, porém devemos ter cuidado, pois são uma força antiga e seu culto muito restrito.